sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Encontro Inter-Parlamentar sobre as Energias Renováveis e a Eficiência Energética


Tive a oportunidade de participar hoje no encontro Inter-Parlamentar sobre Energias Renováveis e a Eficiência Energética, que teve lugar no belíssimo Parlamento Húngaro, em Budapeste. O enfoque foi sobre a próxima directiva-quadro para as Energias Renováveis, bem como sobre o estatuto dos Planos Nacionais de Acção para a Eficiência Energética. Esta foi sem duvida uma grande oportunidade para participar num debate, que cada vez mais vai marcar a agenda da Política Europeia. A Europa tem de lidar hoje com as questões da subida do preço do petróleo, do gás e do carvão, a segurança do abastecimento e com a escassez dos recursos fósseis.
A Europa está num ponto crucial para definir o seu futuro energético!
Os Parlamentos dos vários países da UE têm de desempenhar um papel importante na definição de políticas de futuro. Exactamente por isso, a EUFORES (Fórum Europeu para as Energias Renováveis) organizou mais uma das suas fantásticas conferências.
O evento reuniu Eurodeputados e Deputados dos Parlamentos nacionais dos Estados-Membros, para além de funcionários de alto nível da Comissão Europeia e representantes dos vários sectores da industria e de ONG.
A EUFORES é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1995, por Eurodeputados. Tem como objectivo promover o desenvolvimento das energias renováveis e de medidas de eficiência energética dentro da Europa e, conta hoje como sócios honorários, parlamentares de todos os estados membros. Através da sua cooperação em diversos projectos e estudos, a EUFORES adquiriu uma ampla experiência na divulgação das informações. Aconselha sobre políticas, dissemina informação actualizada aos seus membros e impulsiona legislação.

2 comentários:

Vasco Lopes disse...

Caro Miguel Almeida

Acredito que o movimento não se faz somente de reuniões parlamentares, mas de muita acção.

Seria interessante perguntar-lhe quanto se gastou em termos de CO2 para fazer essa reunião.

A conferência deveria focar em tal.

Mais, quais os objectivos definidos ou, os parlamentares não "objectivam"?

A política 20 20 20 ainda faz sentido?

votos de um bom dia

Vasco Lopes, Militante de Aveiro do PSD

Miguel Almeida disse...

Caro Vasco Lopes;


Antes de mais agradeço o seu contributo, fazendo jus à ideia que presidiu à realização deste blogue.
Quanto às questões que coloca, importa esclarecer que também eu entendo que em matéria ambiental já se deveria ter feito muito mais, mas terá de perceber que não é fácil que 27 países tenham uma posição comum. A única forma de atingirmos os objectivos é não renunciar e fazer perceber, mesmo aos mais cépticos, de que já não temos muito tempo.
Quantos à política dos 3 Vintes, não só ainda faz sentido como é fundamental para os estados membros cumprirem os Planos Nacionais de Alterações Climáticas (PNAC).

Mais uma vez obrigado pelas suas questões.

Miguel Almeida