domingo, 25 de julho de 2010

Mais uma trapalhada

Os vereadores do PSD votaram contra o apoio de 750 euros que o executivo socialista propôs para apoio às Festas de N.ª Sr.ª da Encarnação, em Buarcos.

Os autarcas social-democratas não estão contra o apoio financeiro mas antes contra o valor apresentado pelo PS.

As festas foram apoiadas com 10 mil euros em 2009. A Comissão de Festas de N.ª Sr.ª da Encarnação, após reunião com o vereador António Tavares, em Abril deste ano, formou convicção de que o apoio da autarquia não poderia ser igual ao do ano passado - porque tem consciência das dificuldades financeiras - mas, não obstante, seria de esperar um valor que permitisse a realização das festas com a dignidade com que nos habituou.

Os vereadores do PSD sabem também da situação financeira do município mas não pode ser a um mês da realização dos festejos que a Câmara decide dar uma esmola à comissão, quando estão artistas contratados e outros compromissos assumidos.

Não está em causa o princípio de se ter que proceder a cortes e de se repensar a politica de subsídios mas sim o incumprimento, a um mês da realização das festas, das expectativas criadas já por esta câmara.

Passar de um apoio de 10 mil euros para 750 euros a um mês da festa, numa altura em que a Comissão já contratou artistas e contraiu despesas é, no mínimo, maltratar e ridicularizar uma festa religiosa que é um cartaz turístico da freguesia de Buarcos e do concelho da Figueira da Foz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Quem não tem dinheiro não tem vícios ! Então se se lembrassem de contratar artistas internacionais, em que a despesa com eles era muito maior a Câmara também tinha a obrigação de apoiar ? Assim passam todos a fazer igual, contratam artistas sem possibilidade de a comissão de festas lhes pagar e depois espera-se que a Câmara apoie. As coisas não podem funcionar assim, e é ao que me parece o que o Senhor Miguel Almeida esta a querer incentivar, contratem quem quiserem que depois a Câmara paga.

Miguel Almeida disse...

Obrigado pelo seu comentário. É evidente que quem não tem dinheiro não tem vícios, só que àquilo que o meu amigo chama vício eu chamo investimento. Na sua perspectiva o São João, a Passagem de Ano e o Carnaval deveriam também ser cancelados? As Festas da Sra. da Encarnação fazem parte do antigo PAT (Plano de Animação Turística) desde o tempo do Eng.º Aguiar de Carvalho e os sucessivos executivos entenderam manter o apoio a estas festas por entenderem a importância que as mesmas têm de captação de público no mês de Setembro.
Os tempos mudaram e o executivo camarário também e, é politicamente legitimo que entendam não querer apoiar mais as festas da Senhora da Encarnação e deixar de considerar importante para o concelho estes festejos, o que já não é aceitável é que o digam a um mês da realização das mesmas. Recordo-lhe que em Abril a comissão das festas reuniu com o vereador que prometeu o apoio, embora mais reduzido, mas que não punha em causa a realização dos festejos tal como estavam previstos.
Quanto ao futuro, cá estaremos para avaliar apresentação de um plano integrado de desenvolvimento turístico do concelho, para saber o que valerá, ou não, a pena apoiar. Mas para já esse documento tarda em ser apresentado.

Anónimo disse...

É uma vergonha... Não fazia a minima ideia que se dava donativos de elevada importância para festas com pouca importância. Porque n se faz como se faz nas freguesia rurais onde existem festas religiosas? Os mordomos que peçam dinheiro de porta em porta... Agora só porque Buarcos é uma freguesia urbana merece donativos de 10mil euros? Isso não cabe na cabeça de ninguem!