quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aprovada a proposta do PSD para a preservação da Lagoa da Vela


A proposta apresentada pelos vereadores do PSD para a «Requalificação do Património Ecológico, Estético, Paisagístico, Educacional e Recreativo da Lagoa da Vela» foi votada, por unanimidade, durante a sessão de Câmara realizada a 18 de Maio.

O documento, entregue pela vereação social-democrata na reunião do passado dia 4 de Maio, mereceu o apoio de todo o executivo, recebendo o aplauso dos vereadores da maioria socialista e do Movimento Figueira 100%.

A aprovação desta proposta é uma vitória não só para a Figueira da Foz como para a região. Foi dado o primeiro, e importante, passo para a preservação de um património ambiental de inigualável valor.

Considero que a Câmara da Figueira da Foz deverá liderar o projecto conjunto de requalificação do património ecológico, estético, paisagístico, educacional e recreativo da Lagoa da Vela.

Tal projecto deve ser apresentado ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, nomeadamente no âmbito do regulamento “ Acções de Valorização e Qualificação Ambiental”.

Esta Câmara e a sua maioria devem ter um papel pró-activo neste dossier.

2 comentários:

Unknown disse...

E só agora é que o PSD reparou nisso ? Foi preciso passarem para a oposição para repararem num problema que é tão evidente ?

Miguel Almeida disse...

Como sabe, isso não é verdade. Em 2000 a Câmara liderada por Pedro Santana Lopes fez uma intervenção na Lagoa da Vela e só não foi mais longe porque as entidades descentralizadas do estado não autorizaram. No entanto, iniciámos a limpeza da Lagoa, e todas as infra-estruturas de lazer que lá estão, são desse tempo.
Durante o tempo que estive na Assembleia da República, fiz vários requerimentos ao Ministro do Ambiente a pedir uma intervenção de fundo na Lagoa, para além das intervenções que fiz em sede de Comissão de Ambiente.
Agora que voltei à câmara, voltei a levantar o assunto.
Factos, são factos…