O Instituto Nacional de Estatística de Espanha e o Instituto Nacional de Estatística de Portugal apresentam pelo 5º ano consecutivo, a publicação “La Península Ibérica en Cifras / A Península Ibérica em Números – 2008”.
Esta publicação apresenta um conjunto sugestivo de indicadores estatísticos oficiais, que permite observar diferenças e semelhanças entre estes dois países vizinhos, bem como a posição ocupada por cada um deles no contexto da União Europeia.
Esta informação agrupada nos temas: Território e Ambiente; População, Educação e Cultura; Saúde e Protecção Social; Condições de Vida; Tecnologia; Mercado de Trabalho; Contas Nacionais; Comércio Internacional; Industria Construção e Energia; Agricultura e Pescas; Serviços; Transportes e Comunicações e Turismo, constitui um desafio aos utilizadores para explorarem o vasto conjunto de informação estatística oficial disponível, gratuitamente, nos sites dos INE de Portugal, de Espanha e no do Eurostat.
1 comentário:
Olá Miguel,
Ainda não li o relatório, no entanto, no que diz respeito a educação e civismo, Espanha ainda tem muitos degraus que subir até atinguir o nível Português.
As escolas do ensino básico estão ao nível dos anos 60, onde as crianças têm pneumáticos para brincar no recreio. São todas assim (?), certamente que não, mas muitas ainda o são.
Quanto à educação cívica, estão nostros hermanos muito mal, uma vez que lixo para eles é no chão e não no contentor.
Na saúde e apoio social, deixam muito a desejar...
Então onde são bons ?! Nos ordenados que pagavam até a crise mundial se instalar. Agora, estão com cerca de 3 000 000 de desempregados.
Enviar um comentário