terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
A China já proibiu….
PSD quer acabar com os sacos de plástico
Os social-democratas querem pressionar o Governo a tomar uma decisão de forma a acabar com a distribuição gratuita de sacos de plásticos nos supermercados e garantem que vão apresentar, até ao final do mês de Fevereiro, uma proposta nesse sentido.
Embora reconhecendo que “é uma matéria difícil”, Miguel Almeida - deputado “mandatado” por Santana Lopes para apresentar à Assembleia da República uma solução -, confirmou ao Diário Económico que “o PSD quer uma legislação que impeça a distribuição gratuita de sacos de plástico” nos supermercados e que “promova as medidas alternativas, como os sacos de pano ou de papel”, mais amigos do ambiente.
Também as formas de incentivo à utilização de alternativas ao plástico - como os sacos reutilizáveis de papel ou de pano, ou mesmo a fixação de prémios ou, por outro lado, multas às grandes superfícies que não acolham outro tipo de sacos - ainda estão a ser estudadas pelos social-democratas.
Sacos de plástico são pagos em quase toda a Europa
A preocupação com os efeitos que os sacos plásticos causam ao meio ambiente já motivou mudanças em diversos países europeus. Na Alemanha, por exemplo, quem não leva o seu próprio saco para as compras paga uma taxa pelo uso de sacos plásticos disponibilizados nos estabelecimentos. E na Irlanda, desde 1997, que se paga um imposto de nove ‘pennies’ por cada saco. Resultado: os irlandeses passaram a ir às compras com sacolas próprias e até com mochilas.
( in Diario Economico)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Aqui está uma bandeira pela qual estou disposto a lutar: acabar com os sacos de plástico ! São uma praga com efeitos sensíveis na morte de milhares de animais marinho, além de serem um absoluto desperdício.
Eu percebo o princípio e custa-me imenso ver o lixo que nós, seres humanos, fazemos. No entanto, eu sei que se acabarem os sacos de supermercado, EU vou acabar por consumir mais plástico e contribuir ainda mais para a poluição ambiental: só trago os sacos de que necessito mesmo (não faço colecção em casa) e "reciclo-os" sempre: coloco-os no caixote de lixo, seja o orgânico, seja o de reciclagem. Se eles acabarem vou ter que comprar sacos do lixo. E já viram o tamanho destes? Para o meu caixote lá da cozinha, eles são enormes. O tamanho mais comum é o de 30L, ora experimentem por lá o lixo que fazemos em casa e verão como os deitamos fora muito aquem da sua capacidade. Cada vez que no emprego uso um saco desses, eu pergunto se havia necessidade de gastar tanto plástico...
A questão não está em acabar com os sacos de supermercado, mas sim em reutilizá-los e (mais importante e menos feito) educar as pessoas. É que há uma grande falta de civismo neste nosso país: seja para com o ambiente ou para com os outros. Quando começamos a dar formação civica às e a exigir civismo das pessoas? Se calhar este é o primeiro passo: educar. Aliás, como sempre e em tudo.
Enviar um comentário