segunda-feira, 27 de abril de 2009

São URGENTES as obras no Mosteiro de Semide


No mosteiro de santa Maria de Semide, fundado em 1154 e que se destinou a receber monges da ordem de São Bento existe um claustro quinhentista que necessita de obras imediatas, sob pena de se perder.
As obras de recuperação deste Mosteiro foram alvo de um protocolo celebrado em 1999, entre o Instituto do Emprego e Formação profissional e a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Só passados 5 anos é que a 1.ª fase das obras arrancou, tendo sido concluída no início de 2004.
A 2ª fase e a mais importante que respeita à reconstrução do claustro quinhentista, tem o projecto e o programa de concurso concluído há bastante tempo, mas infelizmente continua parado. O IEFP, no âmbito do protocolo, mantém a alguns anos uma verba disponível para permitir o início imediato da 2.ª fase, não se compreendendo a razão pela qual, passados todos estes anos a obra não se inicia.
No fim da visita o Deputado Fernando Antunes que tem acompanhado este tema, assumiu que voltaríamos a pressionar o Sr. Ministro da Cultura, para que os trabalhos se iniciem o mais rápido possível.





1 comentário:

Unknown disse...

O património arquitectónico português é dos mais ricos da Europa.

É, portanto, pena, que, quase sempre por alegadas razões financeiras (ou por errada gestão de prioridades)se deixe grande parte desse património degradar-se, às vezes de forma irremediável.

Dar atenção ao nosso património histórico e arquitectónico é uma forma de salvaguardar e trasmitir às gerações futuras um dos nossos maiores legados. Assim comecem sem tardar as obras no Mosteiro de Semide (que não tenho a sorte de conhecer).