
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
Alterações climáticas.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Em 2012, os veículos pesados irão emitir menos óxido de azoto e partículas

A Comissão Europeia congratulou-se a semana passada com o apoio manifestado pelo Parlamento Europeu à sua proposta de redução, a partir de 2012, do volume de emissões de óxido de azoto e de partículas pelos veículos pesados e os autocarros (respectivamente 80% e 66% em relação à fase Euro 5). Esta proposta irá estimular igualmente a competitividade da indústria automóvel europeia, graças à introdução de procedimentos e normas de ensaio harmonizadas a nível mundial. Paralelamente, a legislação em vigor será também simplificada, na medida em que as directivas, que têm de ser transpostas para 27 legislações nacionais diferentes, serão substituídas por regulamentos, os quais são directamente aplicáveis. Este voto do Parlamento Europeu resultou de um compromisso negociado com os Estados Membros, que adoptarão brevemente o pacote de medidas.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
E por cá?

Por cá a situação nos têxteis é igualmente grave e ao longo da última década tem sido dos sectores onde o desemprego se faz mais sentir. Será que o nosso governo não deveria ter negociado um pacote de apoio financeiro igual ao Italiano? Claro que sim, mas enfim…..
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
financiamento de projectos energéticos e de banda larga


A recessão está aí!

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Eficiência Energética

Conferência para estimular um novo acordo mundial sobre o clima

A Comissão Europeia e os Estados‑Membros pretendem introduzir uma nova dinâmica no processo negocial internacional de um novo tratado mundial sobre o clima. Para o efeito, participarão na conferência sobre as alterações climáticas que as Nações Unidas vão organizar em Poznań, na Polónia, de 1 a 12 de Dezembro, com a firme intenção de fazer avançar a negociação de uma série de questões. A Conferência de Poznań constitui uma etapa importante das negociações internacionais que tiveram início em Bali em Dezembro de 2007 e que deverão traduzir-se na celebração de um novo acordo, em Copenhaga, no final de 2009.
A conferência de Poznań é uma boa oportunidade para fazer o balanço das negociações, acelerar o processo negocial e avançar nesse processo e para estabelecer bases sólidas para o último ano de negociações.
Os principais resultados que a União Europeia vai esforçar-se por obter são os seguintes:
- Um acordo sobre um programa de trabalho claro para orientar as negociações em 2009, incluindo uma possível reunião ministerial extraordinária em meados do ano.
- Avanços com vista à adopção de uma «perspectiva comum» de cooperação, incluindo metas para 2020 e 2050.
- Um exame aprofundado do modo como o Protocolo de Quioto pode ser melhorado e reforçado. Admite-se a possibilidade de uma decisão, que poderia ser imediatamente posta em prática, com vista à racionalização da gestão do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo no âmbito do Protocolo de Quioto, uma via de financiamento e de apoio tecnológico importante para reduzir as emissões de compostos carbonados nos países em desenvolvimento.
(RAPID)
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Defesa do consumidor.
